Em junho, a revista Energy Systems publicou um artigo sobre a modelagem conjunta das incertezas eólica e hídrica na Programação Dinâmica Dual Estocástica – PDDE. O artigo de autoria dos professores da UERJ Maria Elvira P. Maceira e Albert C.G. Melo, e dos pesquisadores do Cepel José Francisco M. Pessanha, Cristiane B.C. Oliveira, Thatiana C. Justino e Victor A. Almeida, é parte da pesquisa em desenvolvimento em modelos computacionais para a otimização da operação energética, mais especificamente, os programas Newave e Gevazp.
Intitulado “Combining monthly wind and infow uncertainties in the stochastic dual dynamic programming”, o artigo descreve a metodologia proposta e apresenta resultados da sua aplicação em configurações reais do sistema elétrico interligado brasileiro, incluindo estudos de caso relacionados ao impacto da consideração das incertezas da energia eólica no programa mensal de operação e no cálculo da quantidade máxima de energia que pode ser negociada em contratos de compra de energia de longo prazo (Power Purchase Agreements). Os resultados obtidos até o momento apontam para a eficácia da metodologia proposta e a relevância de modelar as incertezas do vento no planejamento de operação de longo e médio prazo em sistemas de grande porte com predominância hidrelétrica. Clique aqui e acesse o artigo gratuitamente.
Produção científica
O artigo é o coroamento de um trabalho iniciado em 2020, com o objetivo de desenvolver uma modelagem para geração de séries sintéticas da produção eólica, compatível com os requisitos para implementação no programa NEWAVE. Ao longo deste período a metodologia proposta foi sendo aprimorada e atualmente encontra-se implementada nos programas computacionais NEWAVE e GEVAZP disponibilizados aos agentes do setor elétrico brasileiro.
No artigo, a metodologia proposta compreende métodos multivariados para agrupamento estatístico de regimes de vento e definição de parques eólicos equivalentes bem como a modelagem das funções de transferência mensal que converte cenários de velocidades do vento em produção de energia; geração integrada de cenários sintéticos multivariados mensais de afluências e ventos, considerando as correlações cruzadas associadas, e a representação da energia eólica mensal no algoritmo PDDE.
Considerações
Sobre o desenvolvimento do artigo, a equipe do Cepel “agradece aos professores Maria Elvira e Albert que lideraram o desenvolvimento da metodologia apresentada”. Além disso, também destaca o “importante apoio e as discussões do GT Metodologia da Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico – CPAMP, coordenada pelo Ministério de Minas e Energia. Agradecemos também ao CNPq/MCTI/FNDCT pelo apoio financeiro parcial por meio do Projeto de Pesquisa 409715/2021-2”.